quarta-feira, 20 de junho de 2012

Alimentação saudável na gravidez!


Ola pessoal vou mostrar uma matéria bem legal sobre alimentação das mamães durante a gravidez, afinal sabemos que agora temos mais um para se preocupar, espero que gostem...

ALIMENTAÇÃO
A alimentação e o peso da mãe podem influenciar tanto a ela própria quanto ao bebê. O estado nutricional antes da gravidez é importante, uma vez que a freqüência de recém-nascidos com baixo peso é maior naquelas mães com baixo peso antes da gestação e com pouco aumento de peso durante a gravidez.
Por outro lado, a obesidade predispõe a complicações durante a gravidez e o parto. Doenças como hipertensão e diabetes gestacional podem ser mais encontradas nessas pacientes.
Ambos tipos de pacientes devem estabelecer junto ao seu médico o tipo de alimentação necessária, e não realizar regimes alimentares por conta própria.
Não existe um valor pré-determinado de aumento de peso durante a gravidez. Geralmente considera-se para as gestantes com peso adequado ao engravidar que seu ganho ponderal seja entre 9 e 13Kg; para aquelas com baixo peso ao engravidar, os quilos que faltam para o peso normal mais o valor citado acima. Nas gestantes acima do peso, cada caso é avaliado em particular.
A maior parte desse aumento de peso se deve ao feto, placenta, membranas e ao líquido amniótico (a chamada ´´bolsa das águas´´). Uma fração menor desse aumento é conseqüência de mudanças metabólicas como o aumento de volume sangüíneo da mãe, retenção de líquidos e o depósito de certas quantidades de gorduras e proteínas.
A dieta ideal deve ser individualizada para cada gestante; entretanto, uma média de 2300 calorias/dia deve ser considerada como ideal. Os alimentos mais indicados para uma gestante são as proteínas, tanto de origem animal (carnes vermelhas, miúdos, ovos, peixes) quanto vegetal (feijão, grão de bico, lentilhas, ervilhas). Leite e derivados são importantes pelo seu alto conteúdo de cálcio, fósforo e vitamina D, além de sais minerais como zinco, ferro e magnésio. Frutas e verduras são essenciais pela grande quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras. Podem ser consumidas tanto frescas quanto congeladas, entretanto o cozimento exagerado diminui o conteúdo de vitamina C.
Os farináceos fornecem os carboidratos necessários, e a gordura é encontrada no leite, queijo, carnes e ovos. As gorduras puras encontram-se no óleo, manteiga, margarina e maionese. Seu consumo deve ser moderado.
Recomenda-se preferir os alimentos frescos aos enlatados ou frituras. Evitar gorduras em excesso, alimentos defumados, salgados ou apimentados. Os alimentos com grande conteúdo de fibras, como as verduras e frutas, favorecem o funcionamento do intestino e melhoram a obstipação, tão comum na grávida, pelas mudanças hormonais e pela compressão que o útero causa sobre o intestino. O consumo de refrigerantes deve ser diminuído. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário