sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sono de grávida3


Para dormir bem no terceiro trimestre
Dormir não será a tarefa mais fácil, apesar do cansaço característico dessa época. Além da ansiedade, já que o parto se aproxima, o novo formato e tamanho do corpo não ajudam na hora de relaxar na cama. Encontrar uma boa posição para dormir é um desafio. A boa notícia é que o bebê está chegando! Siga as dicas:

1 – Agora não tem mais jeito. De bruços você não consegue mais e, de barriga para cima, vai sentir falta de ar. A melhor posição para dormir será virada para o lado esquerdo. Assim você não comprime a veia cava e garante uma boa circulação e oxigenação tanto para você quanto para o bebê. Um estudo realizado pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, mostrou que mulheres que dormem sobre o lado direito do corpo ou com a barriga para cima no fim da gravidez tem duas vezes mais chances de morte prematura do bebê do que as mães que dormem apoiadas sobre o lado esquerdo.

2 – Experimente usar travesseiros extras na cama. As melhores posições para o terceiro trimestre são:
Colocar um travesseiro a mais na cabeça – para algumas mulheres, isso equilibra a posição do corpo na cama, além de ajudar na respiração; usar um travesseiro entre as pernas, para que o quadril fique mais encaixado; apoiar um travesseiro embaixo da barriga para “segurá-la” durante o sono; Lançar mão de um travesseiro para abraçar toda a lateral do corpo – já existem no mercado travesseiros em formato de rolo para essa finalidade.  Você pode investir em todas as opções acima. E não se preocupe se a cama ficar lotada de travesseiros. Use quantos precisar. O importante é você ficar confortável!

3 - Continue e a fazer exercícios físicos adequados para essa época, mas se organize para que eles não sejam executados à noite. Estudos mostram que exercícios muito perto da hora de dormir podem atrapalhar o sono profundo.

4 - Caso tenha insônia e fique rolando na cama mais de meia-hora, levante. Tome um banho morno, leia um livro, escute uma música suave. Quando ficar sonolenta novamente, volte para a cama.

5 - A dor nas costas pode tirar o seu sono. Ela ocorre porque, com o crescimento da barriga, seu centro de equilíbrio muda. As costas são projetadas para trás e o abdômen, para frente. Um banho morno, com a água escorrendo pelas costas, pode ajudar. Você também pode conversar com seu obstetra sobre formas alternativas de ajudar a lidar com o desconforto.

6 - Outro fato que vai tirar o seu sono é a vontade de fazer xixi. Como o útero está sob a bexiga e a comprime sem pena, as idas ao banheiro irão aumentar muito.  É algo que não tem remédio: você terá de acordar e levantar da cama. Para ajudar, evite líquidos duas horas antes de dormir e, quando for ao banheiro, elimine toda a urina possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário