sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dormindo bem na gravidez 4


Alimentação que embala o sono
Todo mundo sabe que comer algo pesado antes de dormir interfere no sono. A grávida, que já tem vários outros fatores complicadores, deve tomar mais cuidado ainda com esse detalhe. Principalmente no primeiro trimestre, quando o excesso de hormônios deixa o transporte da comida pelo sistema digestivo mais lento, causando enjoos. O ideal é aprender a jantar mais cedo, por volta das 19 horas, e comer algo bem leve antes de dormir. E mesmo assim, nada de feijoada à noite. “Prefira jantares feitos com alimentos de fácil digestão, como peixe, salada, vegetais refogados, arroz, purê, macarrão com vegetais, batata assada, sopa sem creme de leite”, sugere a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo. Segundo ela, é melhor evitar frituras, molhos gordurosos – com creme de leite ou leite de coco, por exemplo – carnes, feijão e lentilha. “Tome uma xícara de chá de gengibre meia hora antes de deitar, pois ele alivia o enjoo”, diz Daniela.  

Outra dica importante é comer pouco por refeição, principalmente no jantar, para não lotar muito o estômago. Para alcançar a quantidade ideal de nutrientes e não sentir fome, a grávida deve comer o dia todo, com intervalos de 2 a 3 horas, sempre em pequenas porções. Agindo assim, você não chegará esfomeada na hora do jantar e não correrá o risco de comer demais e ir dormir estufada!

Sonhando com poucos anjos
Os hormônios – sempre eles! – também causam outra mudança durante os nove meses: algumas mulheres são capazes de ter sonhos muito nítidos e perturbadores. Muitas sonham que a gravidez não é real, que dará luz a um animal ou que o bebê que está gestando é um monstro, principalmente no início da gestação, quando o ultrassom ainda não mostrou a forma exata do filho. Isso é muito comum e normal e uma forma saudável de expressar suas ansiedades. Mas o tom realístico dos sonhos pode ser bem perturbador. Ao acordar, mantenha a calma, respire fundo e tenha consciência de que foi apenas um sonho. Tome um chá quentinho para ficar mais tranquila. Vale até acordar o companheiro para conversar.


obs: lembrando que esta matéria encontrei no site
http://bebe.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário