sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sono de grávida

Dicas infalíveis para você driblar os incômodos típicos da gestação e dormir feito um bebê, durante os nove meses!



O conselho que as grávidas mais escutam durante a gestação é “aproveite para dormir”. Algo que ela até consegue mesmo fazer nos primeiros meses, quando o excesso de hormônios circulando por seu corpo e o metabolismo mais lento aumentam a sonolência. Mas, conforme a barriga cresce, o cenário muda. Um estudo da Faculdade Norte-Americana de Obstetrícia e Ginecologia, em Chicago, avaliou o sono de 189 gestantes e mostrou que os problemas na hora de dormir podem piorar com a evolução da gravidez. A causa seriam as mudanças físicas somadas à ansiedade.
Só que dormir é essencial para uma gestação tranquila. Esse período de descanso profundo garante a manutenção do organismo e sua capacidade de sustentar a gravidez.. Para ajudá-la, conversamos com especialistas e descobrimos dicas para você dormir como um bebê, durante os nove meses.

Para dormir bem no primeiro trimestre


O BHCG e outros hormônios que dão suporte para a gestação deixam a grávida com bastante sono durante os primeiros meses. Como o corpo ainda não sofreu modificações físicas, basta escolher sua posição preferida na cama, fechar os olhos e sonhar... Só os enjoos podem atrapalhar. Siga essas dicas:

1 - Nos três primeiros meses, é o momento da implantação da placenta no útero e de maior descarga de hormônios no corpo. “O corpo precisa se adaptar às várias mudanças e descansar. Por isso, quando tiver sono, durma”, aconselha Ana Cristina Duarte, obstetriz e co-diretora do Gama (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa). Simples assim.

2 - Na hora de dormir, observe aqueles cuidados necessários para qualquer época da vida: quarto arejado, roupas de camas limpas e macias, pijamas ou camisolas confortáveis, escuro, silêncio e pensamentos relaxantes. Durante os nove meses, a importância desses detalhes fica ampliada.

3 - Seja seletiva com sua vida social. Troque os jantares e baladas por cafés da manhã e almoços. Durma cedo, de preferência, de 10 a 12 horas por noite.

4 - A ansiedade e o medo do que está por vir podem tirar seu sono (apesar dele ser abundante nessa época). Uma boa maneira de lidar com as emoções é ficar bem informada sobre o assunto para ter mais segurança sobre a própria gestação. Converse com seu médico, com amigas que já passaram por isso, leia livros e sites especializados. Mas, tudo isso durante o dia. À noite, relaxe, leia um bom livro ou assista uma comédia romântica.

5 - Invista em exercícios físicos leves. Eles liberam substâncias que a farão relaxar na hora de dormir. Converse com o seu obstetra para que ele oriente quais as melhores atividades para as diferentes fases da gestação.

6 - Os enjôos são comuns pela manhã, mas algumas mulheres também sentem à noite. E com eles, ninguém consegue dormir. A culpa desse desconforto é o hormônio progesterona, que desacelera os movimentos gastrointestinais fazendo a comida se mover lentamente pelo sistema digestivo. “Para combater o enjôo, jante mais cedo e, antes de dormir, faça uma refeição bem leve”, diz Daniela Cyrulin, nutricionista e criadora do Nutri &Consul, Consultoria e Assessoria Nutricional. (Leia mais, no quadro Alimentação que embala o sono).

7 - Caso você apresente algum distúrbio do sono, como a apneia ou ronco, antes da gravidez, vale a pena conversar com um especialista para saber lidar com o problema para que ele não interfira no seu descanso e, consequentemente, na gestação. “Em alguns casos, é necessário até o uso de CPAP – um aparelhinho que leva oxigênio até as narinas – para que o sono não seja afetado”, diz Abner Lobão, obstetra e ginecologista da Universidade Federal de São Paulo.

8 - A grávida pode começar a roncar, já que a retenção de líquido causa inchaço, inclusive nas narinas, e o espaço para o ar diminui. Essa dificuldade, além do barulho, interfere no sono. Para reduzir esse inchaço, beba bastante água, diminua o sal e converse com o médico sobre a possibilidade de fazer sessões de drenagem linfática.

9 - No trabalho, organize-se para descansar um pouco depois do almoço. O ideal é dormir meia hora, o que você pode fazer no ambulatório da empresa, por exemplo. Se não for possível, pelo menos estique o corpo em um sofá e relaxe para recuperar as energias. Isso a fará chegar à noite sem sono excessivo, o que também ajuda a dormir melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário